O francês é uma das duas línguas oficiais, mas é falado só por cerca de 10% da população. Quase todos os Haitianos falam Crioulo, o outro língua oficial do país. O inglês é cada vez mais falado entre os jovens e no setor empresarial.
No Haiti, os católicos correspondem á 64% da população, os protestantes 23,6% , os sem filiação 5% , os que praticam Vodu ou são espírita 5% e os que não tem ou crêem em outras, 2,4%.
Cerca de 95% dos haitianos são de ascendência africana, o que foi herdado de sua rica história.O resto da população é principalmente mulata, de ascendência mista caucasiana-africana. Uma minúscula minoria tem sangue europeu ou levantino.
Você sabia que no Haiti também tem carnaval?
O carnaval haitiano, que termina nesta terça-feira, apresentou diversos merengues satirizando ou mesmo criticando de forma bem direta a presença da Minustah (a sigla em francês como a força de paz é conhecida).
São músicas como a do célebre grupo local T-Vice, cuja letra diz ''Minustah, você invadiu nosso país, você precisa melhorar as coisas''. Outra canção, assinada pelo grupo Show Off, é ainda mais direta. A música, intitulada ''Ingratos Esquecíveis'', pede que as tropas de paz ''saiam de nosso país''.