A História do Haiti

França x Espanha

A História do Haiti é muito diferente das outras.O Haiti foi descoberto por Cristovão Colombo (espanhol) em uma de suas viagens.

A espanha estava no controle, mas estavam tendo problemas com os piratas franceses e uma parte do Haiti passou definitivamente ao controle da França.Então a espanha (depois de um tempo) assinou o tratado de Ryswick com a França que passava o controle para ela.

Você sabia que o Haiti foi o primeiro país latino americano a ser independente?

O Haiti tinha (e tem) uma grande quantidade de negros em sua população, era questão de maioria, mas os brancos estavam no domínio(como sempre).Os negros estavam se revoltando muito e freqüentemente.

Então desencadeou a revolta do escravo Mackandal, que utilizou de  vodu para aterrorizar os brancos (seus senhores; franceses) e unir os escravos contra eles. Após quatro anos de guerrilhas, o escravo Mackandal foi preso e condenado à fogueira por ser feiticeiro, mas algumas pessoas dizem que ele fugiu pouco antes da sua execução.A partir deste momento os franceses passaram a reprimir o vodu.

Como a França estava envolvida nessa história, a Revolução Francesa, com suas ideias de liberdade (liberalismo), também se envolveu e foi o pontapé para estourar uma nova revolta, a qual foi liderada por Vicente Ogé. Depois de um tempo, ele foi preso e morreu, mas suas idéias foram se ploriferando e os escravos passaram a fugir em grande quantidade e massacrar seus senhores.

Então, a Inglaterra junto á Espanha passaram a financiar a união de negros escravos, com a liderança de Toussaint L’Ouverture, um dos poucos negros alfabetizado da época.A França entrou neste joguinho e deu o seu golpe de mestre: Aboliu a escravidão, o que conseqüentemente fazia com que Toussaint os apoiasse.

Em 1801, Toussaint derrotou os ingleses e espanhóis e começou a preparar a independência do Haiti (como um país associado á França revolucionária), a volta dos ex-escravos da lavoura, e a constituição. Mas como nem tudo são flores, Toussaint mandou sua proposta de constituição para a França, onde foi reijetada por Napoleão Bonaparte, que mandou o general Leclerc “recuperar” a colônia.

Toussaint L’Overture morreu na cadeia francesa.Entretanto, a rebelião continuou com a liderança do analfabeto Jean-Jacques Dessalines, que expulsou as tropas francesas do Haiti e proclamou assim, a INDEPENDÊNCIA DO HAITI, em 1804.

Que é comemorada dia 1º DE JANEIRO.